Studio Art & Casa

Personalizados, Fotografia, Sublimação e Artesanato

studio art e casa
plaquinhas decorativas em mdf

Plaquinhas Decorativas em MDF: Decorando sua Casa Gastando Pouco

Decorar a nossa casa é sempre um prazer, não é? Mas trazer mais personalidade aos nossos ambientes, deixando os espaços “com a nossa cara” não precisa ser sinônimo de gastação de dinheiro. Nesse artigo eu vou falar sobre as plaquinhas decorativas em MDF, uma forma simples, barata e linda de decorar desde uma parede inteira […]

marcadores canto para livros

Faça Você Mesmo: Marcadores de Canto para Livros

Aprenda comigo nesse post como fazer marcadores de canto para livros usando cartolina e fita adesiva! Crianças e adultos vão adorar fazer isso: são muito fáceis além de úteis. Habilidades Necessárias: Nenhuma. Mesmo que você nunca tenha feito nada artesanalmente, será capaz de realizar este projeto. Até as crianças poderão fazer isso, embora os adultos […]

guirlanda coelhos pascoa

DIY: Guirlanda de Coelhinho da Páscoa – Passo a Passo

A Páscoa está chegando e que tal fazer com a ajuda dos seus filhos um item de decoração super legal? Crianças e adultos vão adorar fazer essa guirlanda de coelhinho das Páscoa juntos!

Habilidades necessárias? Nenhuma. Mesmo que você seja péssima com trabalhos manuais, poderá fazer esse projetinho que usa apenas alguns papéis de scrapbook (ou papéis coloridos de gramatura maior, caso você não tenha papéis de scrap), cola e barbante. É bem fácil!

modelos personalizados batizado

Personalizados para Batizado – Modelos e Moldes para Download Grátis

Uma cerimônia de batismo é uma ocasião maravilhosa e memorável para os pais, padrinhos e outros convidados. O batizado é muito mais do que apenas uma reunião social de amigos e familiares. É um dia muito especial que marca a iniciação da criança na fé cristã. Após a realização da cerimônia, é costume das famílias […]

silhouette plotter recorte

Tudo sobre a Silhouette: a Plotter de Recorte mais Amada por Quem Trabalha com Papelaria e Personalizados

A plotter de recorte Silhouette é a máquina de corte mais acessível e fácil de usar para os artesãos. Não a toa, ela é a queridinha por quem trabalha com papelaria e personalizados. Ela tem sido usada por artistas, entusiastas de decoração doméstica, papelarias e designers de moda como ferramenta de corte preciso já há muitos anos.

Neste artigo você aprenderá sobre os diferentes tipos de máquinas de corte Silhouette e qual é a melhor para você. Se você está pensando seriamente em investir em uma “Sil”, temos aqui todas as informações de que você precisa.

Mas afinal, o que é uma plotter de recorte como a Silhouette?

Os plotters de recorte como a Silhouette são equipamentos computadorizados destinados ao corte preciso de papel e outros materiais, como tecidos e adesivos vinílicos.

Essas máquinas utilizam um “estilete” que se move ao longo de um eixo e executa um plano de corte. Para quem nunca viu esse tipo de equipamento, eles se parecem muito com uma impressora tradicional, mas no lugar do cartucho de impressão ficam as lâminas de recorte.

Existem vários tipos de lâminas, cada qual apropriada a um tipo de material específico, como tecidos, papel ou vinil.

Nesse contexto destaca-se a Silhouette, a marca preferida no Brasil e que possui diversos modelos a disposição.

O que é Possível Fazer com a Silhouette?

Para que a Silhouette serve? Talvez seja mais fácil responder o que NÃO é possível fazer com uma máquina dessas. Brincadeiras a parte, o céu é o limite para quem tem disponível uma Silhoutte.

Abaixo, alguns exemplos de aplicação e alguns produtos que podem ser personalizados a partir de recortes feitos com a plotter.

Etiquetas e Adesivos Personalizados

Que tal produzir as etiquetas dos cadernos e livros dos seus filhos ou para vender? Com a dobradinha impressora + Silhouette isso pode ser feito em muito pouco tempo com um resultado super incrível.

etiquetas adesivas personalizadas silhouette

Personalizados para Festas

Hoje praticamente toda festa legal conta com personalizados na decoração da mesa e do ambiente no geral, além das lembrancinhas. Essa é uma das aplicações mais tradicionais da Silhouette.

Existem inclusive sites que vendem pacotes de moldes para personalizados que contém milhares de projetos prontos para baixar e personalizar. É muito prático e você nem precisa dominar Photoshop ou outro programa difícil para criar uma festa inteira.

Personalizados para Festas

Canecas Personalizadas

A Silhouette também corta adesivos vinílicos. Basicamente, esse tipo de material é um plástico estampado aderente. Você pode utilizar a plotter para cortá-lo e criar canecas personalizadas super interessantes.

Se você ainda não tem domínio do Silhouette Studio, CorelDraw e de softwares assim, existem sites em que é possível comprar artes para canecas personalizadas, importar no software e simplesmente mandar para o corte. Depois é só depilar a arte e aplicar a caneca. Um luxo!

artes canecas personalizadas

Camisetas Personalizadas

E se eu te contasse que você pode criar até mesmo camisetas personalizadas, com estampas exlusivas, usando a Silhouette? Sério!

Existe um material chamado filme de recorte, próprio para esse tipo de trabalho. Basicamente é um plástico ultra resistente a lavagem que, depois de devidamente recortado, é aplicado a camiseta de qualquer tecido (algodão, poliester, etc) utilizando um fonte de calor como ferro ou uma prensa térmica.

Você pode comprar estampas para camisetas personalizadas se sua área não for muito o designer e, com auxílio da Silhouette criar uma peça como a da foto abaixo. Demais né?

camiseta filme recorte silhouette

Diferentes Modelos da Silhouette

A marca tem vários modelos de máquinas diferentes disponíveis e cada uma delas tem suas particularidades. Quais são as opções e quais as diferenças entre as Silhouettes?

Silhouette Cameo

Silhouette Cameo 4

A Cameo é o modelo mais popular da Silhouette. É super fácil de usar e inclui um software que pode ser baixado gratuitamente, o Silhotte Studio, o qual é usado para produzir as artes e o plano de corte. Se você está apenas começando com o scrapbooking ou outros trabalhos manuais, a Cameo é uma excelente opção.

A cada nova versão a empresa adiciona mais funcionalidades e recursos a plotter. A versão Cameo 4, mais atual, tem 30 cm de largura de boca e consegue cortar até materias mais duros como o couro, madeira balsa, acetato, EVA e muitos outros.

Por falar em atualizações, a 4 é uma excelente opção para quem quer trabalhar com corte de vinil adesivo, já que acompanha de fábrica um suporte de rolos embutido e retrátil que, até as versões anteriores, era vendido separadamente.

Silhouette Cameo Plus

cameo 4 plus

A Cameo 4 Plus tem os mesmos recursos que a Cameo 4 mas é maiorzinha. Ela ganha quase 8 cm de largura em comparação com o modelo “normal”, ideal para quem pretende executar trabalhos maiores, como artesanatos grandes ou personalização de paredes.

Silhouette Portrait

Silhouette Portrait

Se a Cameo Plus é a irmã mais velha considerando o tamanho, a Silhouette Portrait é a caçula. Ela trás as mesmas funcionalidades da Cameo porém com uma área de trabalho bem menor: 20cm.

Silhouette Curio

silhouette curio

A Curio é uma excelente ferramenta para artistas e artesãos que querem usar sua máquina para mais do que cortar. Ela faz vários outros trabalhos interessantes como alto e baixo relevo, gravação em folhas de metal e marcações em madeiras. Esta máquina versátil não é tão simples de usar quanto a Cameo mas é outra opção bem interessante.

Qual o Melhor Modelo de Silhouette? Como Escolher o ideal para Você

“Qual a melhor Silhouette?”, “qual silhouette devo comprar?” – essas são talvez as duas perguntas mais frequentes que eu recebo quando o assunto é essa magnífica plotter de recorte.

Vou começar respondendo como falo com todos: não existe melhor modelo de Silhouette, existe o melhor modelo de Silhouette para você. Não adianta eu dizer para você comprar a Cameo Plus por exemplo, se você vai cortar apenas peças menores em papel. Você vai gastar uma grana muito mais alto somente pelo fato de que “um dia” pode querer cortar algo bem maior?

Vamos então a alguma dicas e perguntas que acredito que você deve se fazer e que vão ajudar a tomar a melhor decisão:

  • Quanto você quer gastar? A primeira coisa que você precisa considerar é quanto você está disposto a gastar em sua máquina de recorte. O preço entre os diferentes tipos de máquinas disponíveis é bem considerável. É uma boa idéia estabelecer um orçamento antes de começar a comprar, para que você possa aproveitar ao máximo o seu dinheiro.
  • Que tipo de projetos você planeja fazer? Essa talvez seja a pergunta mais relevante da escolha. É importante escolher um modelo de Silhouette adequado ao que você quer que ela faça enquanto plotter. Considere, além do material, o tamanho do que se propõe a cortar.
  • Qual é o seu nível de habilidade atual? Duas questões importantes aqui. Primeiro, a comunidade. A Cameo tem muito mais usuários do que outros modelos, sendo muito mais fácil encontrar apoio e respostas as dúvidas se você for um iniciante e nunca tiver trabalhado com uma plotter. Segundo, como já comentamos, o modelo Curio é bem mais complicado para um iniciante dominar. Se você é um iniciante, talvez queira escolher uma máquina mais simples. Já se você tem experiência anterior com alguma Silhouette, sua gama de escolhas passa a ser maior.

Aonde Comprar a Silhouette

Várias lojas físicas que trabalham com equipamentos para sublimação e personalizados vendem as máquinas da Silhouette. No entanto, online você conta com mais opções, dentre as quais a Silhouette Brasil (https://loja.silhouettebrasil.com.br/), maior e mais especializada loja virtual do ramo e que também conta com lojas físicas em Belo Horizonte e São Paulo.

Compensa Comprar uma Silhouette Usada?

silhouette cameo 3 usada

Essa é uma pergunta muito comum que me fazem. A resposta: DEPENDE. Antes de comprar minha Cameo 4, já tive uma Cameo 3 que foi comprada de segunda mão no Olx e me atendeu bem durante muito tempo.

Por tratar-se de um equipamento mecânico, a questão aqui se assemelha a comprar um carro usado: A plotter já teve mais de um dono? Você conhece o dono atual e sabe se é uma pessoa cuidadosa? A plotter era usada por alguém que trabalha com ela fazendo personalizados para fora ou por uma pessoa que pouco a usou, fazendo mais trabalhos para os filhos e familiares? Você já usou algum equipamento da marca e consegue avaliar o estado visitando a pessoa e testando ou tem a possibilidade de levar alguém de confiança que possa fazer isso?

São muitas perguntas mas que podem definir se vale ou não comprar uma Silhouette usada. Como afirmei, minha experiência anterior foi positiva, mas eu já conhecia a marca e fui até a dona que anunciou para avaliar e testar bastante o equipamento antes de fechar o negócio.

O grande ponto positivo é o preço. Consegui comprar a Cameo 3 por menos da metade do valor de loja. Mesmo considerando que comprei lâminas e bases novas, a economia foi bem grande e, portanto, vale a pena sonda essa possibilidade se a grana anda curta ou se você não tem muita certeza ainda da utilidade do equipamento.

Principais concorrentes da Silhouette – Outras Plotters de Recorte

Embora a marca Silhouette seja, disparada, a plotter de recorte mais famosa e usada no Brasil, existem outras marca que competem nesse segmento, com bons equipamentos. Cricut, i-Craft e Brother SDX125 são algumas delas.

A questão, na minha opinião, é mais de facilidade de suporte técnico, troca de peças e comunidade, que no caso da Silhouette é bem mais fácil.

Palavras finais

A Silhouette é uma plotter de recorte incrível que vai muito além do corte em papéis, conseguindo cortar diversos outros materiais. Como mostramos, ela pode ser usada não somente para confecção de personalizados para festas mas para diversos outros produtos como canecas e camisetas.

Pela sua ampla gama de usos, essa super plotter tem sido usada por crafters, artistas, entusiastas da decoração doméstica, empreendedoras que trabalham com papelaria e até estilistas de moda para criar produtos personalizados de maneira prática e rápida.

Neste artigo, discuti todos os fatos importantes sobre os vários modelos de Silhouette existentes no mercado. Se você está pensando em comprar uma, espero ter ajudado bastante.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén | BH - MG - BRASIL